Conceito/Definições

A promoção da micromobilidade pode ser uma das respostas para alguns dos problemas de mobilidade urbana. Fomentar seu uso equivale a estimular maneiras mais sustentáveis de deslocamento, uma vez que os micromodais representam uma alternativa aos veículos movidos a combustão de uso individual. Por isso, a micromobilidade tem se tornado um tema de grande interesse global. Com o cenário pós-pandêmico, a relevância da micromobilidade passa a ser ainda maior, especialmente pelas possibilidades de maior alcance relacionadas à eletrificação dos micromodais, pelo uso individual, pela tecnologia associada e pela facilidade de integração com outros modos.

Discussão

Aponta-se como o futuro da mobilidade o acesso por aplicativos de smartphones   e outras plataformas digitais, o que permite a visualização e potencialização do uso de vários sistemas numa mesma viagem. Outra ideia associada à promoção do uso da micromobilidade é a seamless mobility, que quer dizer mobilidade sem interrupções e inconveniências (TANSCHEI, 2019). Além disso, a economia de compartilhamento experimenta crescimento expressivo ano a ano. Dados da McKinsey & Company divulgados pela Startupi (2020) apontam que startups de mobilidade urbana, tais como sistemas de bicicletas compartilhadas, continuam atraindo muitos usuários e crescem cerca de duas a três vezes mais rápido que o compartilhamento de carros ou caronas.

No Brasil, a micromobilidade também vem ganhando espaço: 47% dos usuários de bicicletas e patinetes utilizam sistemas compartilhados para se deslocar até o trabalho e 40% estendem o uso para situações de lazer. Essa nova dinâmica exigiu das cidades brasileiras criatividade para acolher os novos serviços e enfrentar problemas como a falta de infraestrutura para os micromodais. Patrocinadores desses sistemas, por exemplo, focam suas estratégias de marketing em associar suas marcas à sustentabilidade.

Subdimensões

Guia Micromobilidade Compartilhada

Este relatório apresenta uma investigação completa sobre o panorama da micromobilidade pública no Brasil e no exterior. Trata-se de um trabalho de suma importância para gestores públicos e privados, e por se tratar de um trabalho sem paralelos no país, se torna uma referência nacional na conceituação e levantamento do quadro da micromobilidade.

Baixar em PDF