Infraestrutura Urbana

Conceito/Definições

A infraestrutura urbana trata de sistemas técnicos de equipamentos e seus serviços de que o território dispõe para auxiliar as atividades econômicas e sociais que acontecem nas cidades. Como exemplo, para o deslocamento de pessoas e bens de consumo, são necessárias infraestruturas tais como vias asfaltadas, calçadas e trilhos de metrô. No uso dos sistemas de micromobilidade, a infraestrutura urbana é especialmente importante para assegurar velocidade e segurança através de elementos como vias asfaltadas, especialmente aquelas segregadas do trânsito motorizado.

Discussão

Diversos estudos europeus e norte-americanos têm apontado que a infraestrutura urbana é importante para garantir segurança aos sistemas de mobilidade, especialmente aqueles mais vulneráveis em relação ao trânsito em altas velocidades, a exemplo dos veículos de micromobilidade. A disponibilidade dessas infraestruturas incentiva o uso de micromodais, especialmente quando garante maior segregação do tráfego de automóveis, como é o caso das ciclovias. Uma infraestrutura adequada é composta de diversos elementos, podendo corresponder a pavimentação, sistema de drenagem de águas pluviais, prevenção de derrapagem, sinalização e iluminação, entre outros. Alinhadas a isso, características da paisagem, como a presença de áreas verdes, impactam diretamente o bem-estar nos deslocamentos e influenciam a escolha por micromodais.

Especialmente no Brasil, as infraestruturas de transporte são fortemente associadas ao desenvolvimento econômico e social, uma vez que essa dimensão envolve um conjunto de serviços e equipamentos essenciais para o bem-estar social coletivo e individual, permitindo aos cidadãos o acesso a serviços que, por sua vez, levam à criação de um bom ambiente urbano. Porém, observa-se a desigualdade no provimento de infraestruturas de transporte no Brasil, tanto de elementos viários, ferroviários e aquaviários – utilizados pelo transporte coletivo – como daqueles necessários à micromobilidade, que são calçadas e ciclovias/ciclofaixas.

Subdimensões

Guia Micromobilidade Compartilhada

Este relatório apresenta uma investigação completa sobre o panorama da micromobilidade pública no Brasil e no exterior. Trata-se de um trabalho de suma importância para gestores públicos e privados, e por se tratar de um trabalho sem paralelos no país, se torna uma referência nacional na conceituação e levantamento do quadro da micromobilidade.

Baixar em PDF