Dimensões, subdimensões e melhores práticas

Esta seção traz as dimensões e seus respectivos indicadores relevantes para a implantação e aperfeiçoamento de sistemas compartilhados públicos de micromobilidade. São apresentadas dimensões e subdimensões, de forma a facilitar o entendimento do amplo espectro de características necessárias ao funcionamento de um sistema.

Cada uma das subdimensões apresentadas a seguir se estruturam na conceituação do termo seguida da apresentação do debate internacional e nacional sobre o tema. A partir disso, são apresentadas as subdimensões relativas à dimensão. De forma geral, as dimensões apresentam os aspectos mais importantes da micromobilidade, tais como equipamento, regulação, operação, infraestrutura, promoção do uso, etc.

A metodologia adotada foi da pesquisa de referências do debate no panorama internacional e brasileiro, além de apresentar aqui exemplos de melhores práticas (benchmarking) no Brasil e no exterior.

Para cada dimensão, são apresentadas subdimensões contendo exemplos de melhores práticas nacionais e internacionais, de forma a criar um marco na operacionalização e criação de estratégia para gestores públicos e privados na implementação de sistemas de micromobilidade no Brasil.

Guia Micromobilidade Compartilhada

Este relatório apresenta uma investigação completa sobre o panorama da micromobilidade pública no Brasil e no exterior. Trata-se de um trabalho de suma importância para gestores públicos e privados, e por se tratar de um trabalho sem paralelos no país, se torna uma referência nacional na conceituação e levantamento do quadro da micromobilidade.

Baixar em PDF