Integração Tarifária

Conceito/Definições

A intermodalidade com integração tarifária diz respeito à adoção de uma cobrança única, que permite a utilização de mais de um modo dentro de uma mesma operação de pagamento. Geralmente, a integração tarifária implica a redução e simplificação do valor da tarifa. Porém, existem situações em que é possível utilizar o mesmo sistema de bilhetagem, pagando por cada transporte individualmente. Nesse caso, não seria uma integração plena, mas uma conveniência para o usuário. Essa medida possui grande impacto na utilização dos transportes coletivos pela população, em especial para os usuários de renda mais baixa, proporcionando o maior acesso a diferentes modais a um custo mais baixo. Além disso, a tarifa integrada torna mais atrativo financeiramente o uso dos veículos de compartilhamento, constituindo assim um incentivo ao uso da micromobilidade em combinação com outros sistemas de transporte.

Discussão

O sucesso da implantação dos sistemas de micromobilidade está bastante ligado à integração tarifária com os sistemas existentes, de forma que o uso dos micromodais se torna mais barato e eficiente com a integração com outros modos. Muitas cidades pelo mundo organizam, com as operadoras, a disponibilização de várias taxas de forma a incentivar o uso dos equipamentos de micromobilidade. Um exemplo é Portland, nos Estados Unidos, onde o valor de locação de uma patinete elétrica foi reduzido e integrado aos outros modos. Além disso, gera aos cofres públicos 0,25 dólares em impostos que são revertidos num fundo chamado de Conta da Nova Mobilidade, que administra o programa, fiscaliza os sistemas e promove a melhoria da infraestrutura e do acesso, além de ampliar o acesso aos sistemas para as comunidades carentes (CIDADE DE PORTLAND, 2019).

No Brasil, as tarifas do transporte público se elevaram rapidamente nos últimos anos, comprometendo uma parcela cada vez maior da renda dos trabalhadores. Atualmente, com a crise do novo coronavírus, 37 milhões de pessoas se deslocam por ônibus no país diariamente, em comparação com 60 milhões de pessoas antes da pandemia. Isso demonstra um grande potencial para que a micromobilidade se torne um mecanismo para ampliar novamente o número de usuários no transporte público através de uma intermodalidade mais inclusiva e eficiente no cenário pós-pandêmico.

Melhores práticas

No Canadá, o sistema de bilhete de transporte urbano da cidade de Montreal Opus Card – oferece através de acordos de parceria com vários operadores de transporte a integração da tarifa do sistema de bicicletas compartilhadas da cidade com os demais modais (ônibus, metrô e trens urbanos). Assim, o sistema permite desfrutar de tarifas preferenciais na utilização da micromobilidade. O usuário cadastra o Opus Card no site do BIXI, tornando-o imediatamente válido para a utilização nas 540 estações do sistema de compartilhamento de bicicletas. O cliente pode então ir a qualquer terminal de pagamento e obter o código para desbloquear uma bicicleta com leitores por aproximação.

Interface da plataforma Bixi, na cidade de Montreal. Fonte

O Bike Sampa oferece desde 2018 um sistema de integração com o bilhete único em que as bicicletas podem ser utilizadas por até 12 horas consecutivas, como acontece no bairro periférico da Cidade Tiradentes. A operação do sistema é feita pela empresa Tembici, em parceria com o banco Itaú e a Prefeitura de São Paulo. O usuário pode escolher entre planos diários, mensais e anuais e o pagamento pode ser feito com cartões de crédito e débito. O processo para o destravamento é bastante simples, mais rápido até que a operação por ligação telefônica ou aplicativo de smartphone: basta inserir o bilhete único na doca da bicicleta desejada e aguardar seu destravamento.

Local de inserção do Bilhete único em uma doca de estação do sistema Bike Sampa. Fonte

Outra forma de integração tarifária acontece no Rio de Janeiro. Os sistemas de trens urbanos e de metrô da cidade permitem que os usuários embarquem com suas bicicletas nos dias de semana a partir das 21h e nos finais de semana e feriados, dentro do valor da tarifa. Para o caso das bicicletas dobráveis, o acesso é liberado a qualquer momento, desde que dobradas e acomodadas dentro de capa própria.

Bicicletas transportadas gratuitamente dentro do valor da tarifa de trens e metrô no Rio de Janeiro. Fonte

Indicadores/métricas de melhores práticas

  • Pagamento unificado. Existência de um mesmo sistema de pagamento para todos os modos, do tipo bilhete único.
  • Incentivos financeiros. Promoção de uso intermodal através de descontos e vantagens financeiras para os usuários de diferentes modais associados à micromobilidade.

Subdimensões

Guia Micromobilidade Compartilhada

Este relatório apresenta uma investigação completa sobre o panorama da micromobilidade pública no Brasil e no exterior. Trata-se de um trabalho de suma importância para gestores públicos e privados, e por se tratar de um trabalho sem paralelos no país, se torna uma referência nacional na conceituação e levantamento do quadro da micromobilidade.

Baixar em PDF